Ipê- Amarelo;


                           

BELEZA À TODA PROVA!
Ipê-amarelo chama atenção em centros urbanos e na zona rural pela cor da flor (Foto: Josias Francisco/ TG)
O ipê-amarelo pertence à família Bignoniaceae, abrange cerca de sete espécies e tem origem no Brasil.
Chama atenção com as flores em tom amarelo vivo, que se destacam entre os prédios em áreas urbanas, e em meio à mata verde em zonas rurais.Distribui-se por quase todo o País, pode medir de seis a 30 metros e cresce em ambientes abertos e expostos à muita luz. É uma árvore decídua, ou seja, perde as folhas em determinada época do ano.
Esta árvore ornamental geralmente floresce entre os meses de julho a setembro. Vale lembrar que a florada pode se antecipar ou ainda se prolongar devido aos fatores climáticos.
A madeira do ipê-amarelo é pesada e utilizada para obras externas, como vigas de pontes, carrocerias, tonéis, tábuas, haras etc.É usada na arborização de praças e ruas e também no paisagismo devido à beleza das flores.
A espécie ocorre em florestas primárias densas, matas abertas e secundárias, floresta pluvial atlântica de planícies úmidas, no Cerrado, na Caatinga e até no Pantanal.
Pode ser encontrada nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraná, Pará, Ceará e Rio de Janeiro.
Lembrando que o Ipê-Amarelo também ganhou o título de flor símbolo da nossa nação.

Comentários

  1. Uma interpelação colheu-me de surpresa:
    Por que seu José Pimenta dos Reis; não escreve sobre as matas? Olhe como ela está enfeitada de flores de Ipê-Amarelo e de quaresmeira! Parece ouro líquido que Deus, em sua bondade infinita, derruba sobre a terra!

    ResponderExcluir

Postar um comentário