Jatobá;


Jatobá – Propriedades Medicinais

Muitas árvores brasileiras são utilizadas para fins medicinais e o jatobá (Hymenaea courbaril) é uma delas. Ela é nativa do Brasil e pode ser encontrada em diferentes regiões do país, ainda que o seu centro de diversidade seja a Floresta Amazônica. O nome jatobá vem do tupi yata’wá, que quer dizer “árvore frutos moles”.
Geralmente, as árvores de jatobá têm altura entre 15 e 30 metros. Porém, na Amazônia, é possível encontrar exemplares de até 95 metros, alguns com milhares de anos. Na madeira do tronco, encontramos substâncias anti-fúngicas. Por isso, quando a árvore morre, não costuma apodrecer mesmo depois de muitos anos.

Os indígenas nativos do Brasil foram os primeiros a utilizar o jatobá tanto como alimento quanto como remédio. Eles acreditavam que o fruto da árvore trazia equilíbrio mental e sentimental. Entre os moradores da região amazônica e serigueiros, também é comum o consumo de um chá feito com a casca da árvore, conhecido como vinho de jatobá, tido como estimulante e fortificante

Comentários