Bambu;


De aspécto artesanal e lendário, o bambu é o nome que se dá às plantas da subfamília Bambusoideae, uma da família das gramín
e as (Poaceae ou Gramineae).
Calcula-se que existam cerca de 1.250 espécies de bambu no mundo, espalhadas entre 90 gêneros, presentes de forma nativa em todos os continentes, menos na Europa.
O bambu possui caules lenhificados utilizados na fabricação de diversos objetos como instrumentos musicais, móveis, cestos e até na construção civil, onde é utilizado em construções de edifícios à prova de terremotos. É possível também produzir a fibra do bambu a partir desta gramínea.
É muito utilizado para fins artísticos, como por exemplo, em objetos de decoração e artesanatos.


A LIÇÃO DO BAMBU
O bambu tem qualidades atipicas e sensacionais. Ele nos lembra da nossa própria capacidade de enfrentar as dificuldades cabendo a nós colocar essas lições (ou dicas) de resiliência no nosso dia-a-dia por meio da persistência e prática.
Não é preciso ser grande e imponente para ser forte“. O corpo do maior bambu não é grande em comparação a muitas outras árvores da floresta. Você não precisa ser perfeito ou importante você precisa ser útil, senão resiliente. Esta é a maior lição do bambu.

VIDA EM COMUNIDADE
O bambu é um arbusto simbolo da união e da aproximação. Apesar dos quase sete bilhões de seres humanos, nota-se que o individualismo esta em alta. E a cada dia, somos envolvidos por ele e, isso faz com que as pessoas venham a se distanciar cada vez mais umas das outras.
Enquanto o relacionamento humano integra, constrói e ajunta com as mãos, o individualismo descarta, põe de lado exclui e espalha com os pés.
Precisamos de intercâmbios e, sobretudo de aproximação pessoal uns com os outros. A arte de somar é importantíssima. Quando somamos, nos tornamos imbatíveis como o bambu que enfrenta a tempestade sem nada lhe ocorrer.   
O individualismo é o retrato falado daquela árvore que, embora  frondosa acabou sucumbindo com a força do vento e, que por conta de estar sozinha, foi vítima da tempestade que a destruiu totalmente.
Essa busca incessante pelo isolamento nos faz pensar sobre os valores da amizade e da solidariedade e a lição que o bambu passa é de que sozinhos não somos nada, mas se temos amigos por perto, deixaremos de ser apenas uma gota de água na imensidão do oceano.
 Lembre-se: Em seu ambiente de trabalho marque um gol de placa. Seja diferente. Único. O melhor! Seja como o bambu e  tenha sempre o espirito de equipe.
Lembre-se: “O bambu em sua simplicidade expressa a sua utilidade. O homem deve fazer o mesmo.

MORAL:
Aprenda a ser como um bambu. 

Comentários