Pau-Brasil







PAU-BRASIL
Sinonímias: Caesalpinia obliqua Vogel
Família:
Fabaceae

Nomes comuns:
Ibirapitanga, orabutã, brasileto, ibirapiranga, ibirapita, ibirapitã, muirapiranga, pau-rosado, pau-de-pernambuco.

Floração: 
De setembro a outubro.

Frutificação: 
Novembro a janeiro.

Fitofisionomia: 
Floresta Pluvial Atlântica.

CARACTERISTICAS GERAIS:
Extrativismo foi a primeira atividade econômica empregada pela pré-colônia lusa-brasileira. O Pau-brasil foi assim batizado em razão da cor de sua madeira, cor de brasa (brasil). A árvore é de grande porte e é bem característica da Mata Atlântica. O tronco é escamado e com alguns espinhos. As folhas, compostas, têm coloração verde-escura, o que contrasta com a beleza das singelas flores amarelo-clara. 
A sua madeira já foi bastante utilizada na construção civil e de seu lenho era extraída uma substância corante chamada “brasileína”, utilizada para tingir tecidos e também para a fabricação de tinta de escrever. Hoje em dia, é utilizada para a fabricação de arcos de violino. 
Os frutos são vagens espinhentas que se abrem espontaneamente na época de maturação.

















Pau-brasil: Extrativismo foi a primeira atividade econômica da colôniaCOMENTE Antonio Carlos Olivieri, da Página 3 Pedagogia & Comunicação (Atualizado em 25/06/2014, às 16h20) 31/07/200513h58 Imprimir Comunicar erro Guilherme And... - Veja mais em https://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia-brasil/pau-brasil-extrativismo-foi-a-primeira-atividade-economica-da-colonia.htm?cmpid=copiaecolaPau-brasil: Extrativismo foi a primeira atividade econômica da colôniaCOMENTE Antonio Carlos Olivieri, da Página 3 Pedagogia & Comunicação (Atualizado em 25/06/2014, às 16h20) 31/07/200513h58 Imprimir Comunicar erro Guilherme And... - Veja mais em https://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia-brasil/pau-brasil-extrativismo-foi-a-primeira-atividade-economica-da-colonia.htm?cmpid=copiaecola

Comentários