Sucupira.



Arvore da região do cerrado brasileiro, conhecida pelo nome popular de perobinha ou perobinha do campo.
Peroba-rosa é um dos nomes comuns da espécie Aspidosperma polyneuron
Árvore brasileira caducifólia, de desenvolvimento lento, de madeira dura, que chega a atingir de 20 a 30 m de altura com o tronco ereto o que lhe confere a categoria de madeira de corte.
Tem folhas elípticas. As flores são esbranquiçadas ou esverdeadas. Apresenta folículos clavado-oblongos.
Nativa da floresta clímax, mas que também pode ser encontrada em formações vegetais abertas, a peroba fornece madeira de cor rosa, embora conste outro tipo de tonalidade alaranjado. Ocorre nos estados da Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná e Rondônia.

ORIGEM
A sapota-preta é uma árvore frutífera, perenifólia, originária da América Central e México e cultivada principalmente nas Américas, por seus frutos saborosos. Ela pertence ao mesmo gênero do Caqui (Dyospiros kaki), assemelhando-se tanto no aspecto da árvore quanto em algumas características do fruto. É uma arvore bonita, apresentando copa ampla e grande porte, podendo alcançar 20 metros de altura. O tronco é sulcado, com cerca de 70 cm de diâmetro e casca escura. Suas folhas são inteiras, simples, coriáceas, elípticas a oblongas, afiladas nas extremidades, brilhantes e de cor verde-escura. As flores surgem nas axilas foliares, solitárias ou em pequenos grupos e são tubulares, lobadas, brancas, pequenas e com cálice verde persistente. Elas podem apresentar órgãos masculinos e femininos ao mesmo tempo, ou somente masculinos. Os frutos tem cerca de 10 centímetros de diâmetro, casca fina, não comestível, de cor verde-oliva e até 12 sementes duras, achatadas e castanhas. A polpa é inicialmente branca, adstringente e irritante, mas o amadurecimento a torna marrom e até mesmo preta, doce e suculenta. Quando maduros, o frutos ficam com a casca um pouco “enrugada” de cor verde-amarronzada parecendo murchos. É interessante colhê-los “de vez” ou seja, um pouco antes da maturação completa, evitando assim que sejam devorados pelos passarinhos.Os frutos da sapota-preta tem a polpa macia, gelatinosa, doce, suculenta e muito negra. Diz-se que o sabor, a textura e a cor lembram pudim de chocolate, o que lhe rendeu alguns nomes populares. Pode ser consumido in natura, ou na forma de vitaminas batidas com leite, sorvetes, picolés, etc. É interessante servi-la como sobremesa, acompanhada de creme de baunilha, sorvete, leite, creme de leite, chantilly, suco de limão, suco de laranja ou sourcream. Também pode ser aproveitada na forma de licores e aguardentes.

Comentários