Introdução


Àrvore. Que criatura é essa? Boa pergunta! Hoje, fala-se tanto sobre a árvore. Pois bem. 
Ela precisa ser mais conhecida e, melhor interpretada. Existem por ai dezenas de respostas que respondem à pergunta, e todas elas são respostas ecologicamente corretas. Mas ninguém completa a pergunta. A árvore é mais.  Ela é sempre mais! Seu dom maior é servir (ver imagem).  E não há como enumerar seus múltiplos benefícios prestados ao homem. 
Enxergo as árvores como seres espetaculares e essenciais pela grande rede de conexões que mantêm com a vida, seja de maneira ecológica ou ecossistêmica, seja em termos de valores culturais, históricos, simbólicos e tradicionais. Além desses valores e da importância essencial que, muitas vezes, é pouco percebida ou pouco consciente para as pessoas, há o valor mais direto e mensurável ligado aos recursos oferecidos por elas e que são modificados e transformados pelo ser humano para atender suas necessidades. Falo, aqui, de elementos como o papel, as frutas, a madeira, a casca, as fibras, as resinas, os óleos, os pigmentos e de diversas substâncias químicas, entre outros 
Vejam bem, fomos favorecidos através da mãe natureza. A árvore é a principal figura representativa do meio ambiente e merece proteção especial. Sua feitura e preciosidade têm se tornado objeto de estudo principalmente dentro das salas de aula, onde ganhou destaque, respeito e admiração. 
Cuidar do meio ambiente, projetar e proteger a população vegetal, na luta em defesa do verde, é uma tarefa coletiva. Com todo respeito ao passado, temos que dizer que o verde de nossas florestas foi um tanto agredido pelo homem. Talvez por conta disso é que a mãe natureza se ache em fúria constantemente e, por não saber se defender, vinga-se. Tudo isso e muito mais são verdades ecológicas. Concordas? 
Temos que preservar o meio ambiente. Fazer isso é um ato preventivo a contemplar as futuras gerações na melhoria da qualidade de vida orgânica do planeta Terra. 
Lembrando que o dia 21 de setembro foi contemplado pelo calendário brasileiro como o dia nacional da árvore. Amigo (a) leitor, para melhor comemorar essa data, tome agora mesmo a iniciativa, plante uma árvore. Porém, se você não puder fazer isto, pelo menos colabore na preservação daquelas que estão à tua volta “A mãe natureza agradece!”






Comentários